segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mensagem de Francisco Lopes à Comunidade Portuguesa na Alemanha


Caros compatriotas,

No encontro que ainda recentemente tive na Alemanha com a comunidade portuguesa verificámos como a emigração está a ser fortemente atingida pela política anti-comunidades dos sucessivos governos, e sobretudo pelas decisões do governo PS/ Sócrates, com a cumplicidade do actual Presidente da República, Cavaco Silva. A despromoção de dois consulados em Osnabrück e Frankfurt, o perigo de encerramento ou colapso de mais consulados, nomeadamente por falta de funcionários, assim como a desvalorização da situação profissional dos professores de português no estrangeiro, são linhas de ataque constantes contra os direitos das comunidades consagrados na Constituição. Esta política de direita é acompanhada pela redução dos orçamentos destinados à emigração e pelo objectivo de calar e paralisar os órgãos representativos das comunidades, como é o caso do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP).
A minha candidatura, como sabeis, visa derrotar a candidatura de Cavaco Silva, mas ao contrário da de Manuel Alegre não é apoiada por Sócrates cuja nefasta política tem aumentado o desemprego e imposto salários de miséria, provocando o protesto massivo dos trabalhadores portugueses.
Não podem ser os trabalhadores a pagar a crise que anos e anos de política de direita orientada para os interesses dos banqueiros e do grande capital provocou. A solidariedade com os vossos familiares que em Portugal sofrem as nefastas consequências desta política exige, da parte dos portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro, uma votação consciente na minha candidatura para que Portugal possa avançar para uma sociedade mais justa, democrática e solidária.
Os graves problemas que a comunidade portuguesa na Alemanha atravessa neste momento são o resultado de políticas antipatrióticas que vêem nos emigrantes apenas uma fonte de receita, desprezando as suas necessidades reais relativas ao ensino do português, ao movimento associativo, à sua ligação a Portugal e à nossa cultura. Neste contexto, a defesa da soberania nacional é uma questão vital para assegurar o futuro do nosso País e das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. É triste que Sócrates e Cavaco e Silva se comportem como vassalos e executores das decisões tomadas em Berlim, em Paris ou em Bruxelas, esquecendo que foi o povo português quem os elegeu. Sem um Portugal soberano, livre e independente as comunidades portuguesas correm o risco de, num futuro mais ou menos próximo, não disporem de um Estado capaz de proteger os seus direitos.
Votar na minha candidatura é reforçar a luta por uma mudança política patriótica, democrática e de esquerda para o nosso País.
É essa a razão porque apelo a toda a comunidade portuguesa na Alemanha, aos trabalhadores, aos pequenos e médios empresários, aos professores, aos funcionários consulares e assistentes sociais, aos dirigentes do movimento associativo e das comissões de pais nas escolas, aos intelectuais e artistas, aos reformados, aos desempregados, às mulheres e aos jovens para que votem na minha candidatura.

Francisco Lopes

Sem comentários: